PF deflagra operação que investiga desvio de recursos públicos para filme “Dark Horse”

Operação Make Up cumpre 49 mandados de busca e apreensão em quatro estados; deputado Mário Frias está entre os alvos da investigação

Karina Gama, produtora do filme 'Dark Horse', e o deputado Mario Frias (PL-SP) são alvos de ação da Polícia Federal, que cumpre mandados de busca nesta quinta-feira (10). — Foto: Reprodução e Câmara dos Deputados

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação Make Up, que investiga suspeitas de desvio de recursos públicos que teriam sido destinados a projetos relacionados ao filme “Dark Horse”, produção sobre a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A operação foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), e conta com a participação da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, são cumpridos 49 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e no Distrito Federal.

Mário Frias é um dos alvos

Entre os investigados está o deputado federal Mário Frias (PL-SP), que participou da produção do filme e teria destinado recursos por meio de emendas parlamentares para projetos ligados a entidades investigadas.

Segundo a PF, uma das linhas de investigação envolve aproximadamente R$ 1 milhão em recursos de emenda parlamentar destinados a um projeto que, de acordo com as apurações, não teria sido efetivamente executado.

A empresária Karina Ferreira da Gama, ligada à produção do filme e a entidades que receberam recursos públicos, também está entre os alvos da operação.

Investigação mira empresas e contratos públicos

A apuração aponta para uma possível estrutura envolvendo agentes públicos e empresas privadas. A suspeita é de que recursos públicos tenham sido direcionados a empresas subcontratadas sem comprovação adequada da prestação dos serviços.

A PF investiga possíveis crimes de peculato, falsidade documental, lavagem de dinheiro, fraude em licitações e organização criminosa.

As autoridades também analisam contratos firmados com entidades relacionadas aos investigados, incluindo acordos envolvendo serviços de conectividade em São Paulo.

Filme também é investigado em outra frente

O financiamento de “Dark Horse” já estava sob investigação em outro procedimento, que apura possíveis repasses feitos pelo ex-banqueiro Daniel Vorcaro para a produção.

Segundo informações divulgadas nesta quinta-feira, Vorcaro teria contribuído com dezenas de milhões de reais para o projeto. O senador Flávio Bolsonaro aparece nessa investigação separada, mas não é alvo da Operação Make Up realizada nesta quinta-feira.

Investigação pode ampliar pressão sobre envolvidos

A operação desta quinta-feira amplia as investigações sobre a origem dos recursos utilizados no projeto cinematográfico e sobre possíveis conexões entre contratos públicos, emendas parlamentares e empresas envolvidas na produção.

A PF ainda deverá analisar documentos e outros materiais recolhidos durante as buscas para determinar a extensão do suposto esquema.

Os investigados têm direito à defesa e à presunção de inocência, e as suspeitas ainda serão analisadas no decorrer do processo.


*Por Alexandre Alves*


*Jornalista – Registro Profissional nº 0014894/DF*


0 Comentários

SICREDI